Artigos


Ensinando meu cão o local certo de suas necessidades

por Alan Quintão


Uma boa técnica de ensinar o cão a fazer suas necessidades no local certo é confiná-lo em um cômodo com cobertura (pode ser o banheiro, quarto, canil, área de serviço ou um cercado) forrar com jornal ou papel absorvente todo o local, se ele começar a rasgar o jornal é natural, filhotes adoram o barulho do jornal se rasgando, borrife água no jornal para que o jornal adira ao chão e não faça aquele barulhinho de jornal rasgando que tanto atrai o seu cãozinho. Então vá retirando as folhas gradualmente uma a uma até que reste a quantidade necessária para o tamanho do seu cão.

Se você observar que ele está fazendo no jornal não fique encarando-o, pois ele poderá pensar que irá brigar com ele, espere ele acabar e o recompense-o. Mais se caso ele fizer fora do jornal no local escolhido para confiná-lo, mostre que você não gostou, fale um NÃO com firmeza e leve-o ao local certo onde deve fazer suas necessidades, forre tudo novamente e repita o processo.
Só se deve brigar ou elogiar no momento exato, pois cães possuem uma memória muito curta que dura uma media de 6 segundos e se deixar passar muito tempo ele não saberá mais o porquê está sendo elogiado ou advertido, então nada de pagar o focinho do cão e esfregar no local onde ele urinou!
Esse processo pode demorar ou ser rápido, vai depender muito do seu cão, então precisamos ter muita paciência, e não desistir, afinal seu cão viverá em media com você de dez a quinze anos sem esse inconveniente.
Ps: o uso de indicadores sanitários também podem auxiliar o processo aplicando generosamente gotas pelo jornal.

Dicas
Para facilitar sua supervisão administre a ração em horários fixos, regularmente os cães sentem “vontade de ir ao banheiro” de 10 a 30 min. Após as refeições, assim fica mais fácil saber quando seu cão irá errar ou acertar.
A Fim de que seu cão fique com um baixo grau de estresse durante o confinamento deve-se levá-lo para caminhadas diárias duas vezes por dia de aproximadamente 30 min. cada.
O auxilio de brinquedos ocupacionais durante o processo também irá ajudar muito a manter o nível de stress causado pelo confinamento em baixa.
Caso seu cão que já se acostumou a fazer suas necessidades em qualquer canto da casa comece a prender as fezes e a urina guardando para o momento em que for solto, tenha paciência e fique atento... Uma hora ele irá fazer e essa será a melhor hora para recompensá-lo com muito carinho, petiscos e elogios. Mais tome cuidado para não inibir o cão e procure não olhar enquanto ele faz suas necessidades.
Mantenha o local onde o cão vai estar confinado sempre limpo, geralmente cães não gostam de local sujo e tendem a prender esperando a oportunidade de fazer em outro local que esteja mais limpo.

DÚVIDAS FREQUENTES

Descuidei-me e meu cão quando solto fez suas necessidades em outro lugar da casa, o que eu faço?
R: Se você se descuidou e não viu o momento exato em que ele fez, é melhor não fazer nada e aguardar a próxima oportunidade para corrigi-lo, Mais se o pegou no flagra o interrompa com um NÃO bem firme acompanhado de um pequeno tranco na guia (caso ele esteja com ela) e o ignore. Volte para casa e Coloque-o de volta no local correto.
Longe de seus olhos limpe o local, com um desodorizador olfativo especial para esse fim (Enzimac) aplique sobre o local, passado o tempo de ação do produto aplique por cima um “repelente especial para educação sanitária”.

Como proceder se caso ele fizer quando for passear?
R: são bastante comuns os cães que já estão acostumados a fazer em qualquer canto da casa, ao sair na rua durante o passeio aproveitar para “sujar”. Nesse momento repreenda-o com um NÃO bem firme acompanhado de um pequeno tranco na guia e o ignore. Volte para casa e Coloque-o de volta no local correto.

Posso soltar meu cão de vez em quando para ele se exercitar e brincar.
R: Pode, mais sempre com a supervisão de alguém, pois caso ele faça as necessidades “fora do local combinado” terá que repreende-lo.

Lembre-se, temos sempre que procurar fazer com que o cão associe que fazer as necessidades no local correto é sinônimo de elogios, carinho, comida e outras coisas boas e que fora do local significará “desconforto”.