Artigos


Agressividade com membros da família

Tirando traumas de infância onde cachorros foram espancados e tornaram-se agressivos por conta deste tratamento, as duas principais razões para que um cachorro seja agressivo com um membro da família são:

Ele está se achando o cachorro-alfa da casa OU está tentando defender alguma coisa que ele pensa que tem que defender.

Esse primeiro comportamento é bem comum e acontece quando seu cão fica exageradamente possessivo, e rosna se você se aproximar quando ele está comendo, ou fica bravo quando você tira alguma coisa dele. Às vezes eles se tornam possessivos com coisas que não tem muito valor, mas na maioria das vezes o problema ocorre mesmo quando se trata de sua comida ou algum brinquedo de sua preferência. Mais uma vez, esse comportamento vem de questões de dominância mal resolvidos do cachorro. Como já falamos antes, a matilha se organiza em uma estrutura hierárquica onde cada cachorro sabe muito bem quem está acima e quem está abaixo dele na estrutura. E isso vai determinar seu comportamento com cada membro da matilha. Na matilha dele, que são os membros de sua família, se ele se sentir superior a algum membro, ele pode começar a criar problemas.
No mundo animal dominância e agressividade andam juntos e é através da agressividade que cachorros conquistam e mantêm seu status na hierarquia do grupo. Nenhum animal abaixo na hierarquia enfrenta outro que está mais acima porque sabe que a resposta pode ser violenta.
Para deixar tudo bem claro: se o seu cachorro entender que ele não é o líder da sua família, ele nunca vai pensar em reagir quando você tirar um brinquedo ou mesmo comida de sua boca, porque cachorros mais abaixo na hierarquia obedecem aos líderes e ponto final.
A melhor cura para comportamento dominante e agressivo é treinar seu cão a te obedecer e freqüentemente fazer os exercícios que ensino no vídeo(AQUI ENTRA UM LINK? QUAL VÍDEO?). Isso vai reforçar sua autoridade sobre seu cachorro e acabar com qualquer problema de agressividade.

Ele não gosta de como é tratado por você ou por algum outro membro da família.

O segundo motivo de agressividade é a maneira como você e outros membros da família tratam seu cachorro. Cada cachorro aceita um nível de contato físico diferente. Alguns adoram ser beijados e abraçados e ficam sempre se encostando, deitando no seu colo, ou virando de costas para você coçar sua barriga. Para outros esse contato físico pode não ser tão agradável e eles podem ficar desconfortáveis e ansiosos se alguém insiste em ficar abraçando-os. No mundo dos animais, um cachorro colocar as patas sobre os ombros de outro significa "eu sou o dominante e você é o subordinado” e alguns cachorros simplesmente não toleram tanta demonstração de dominância em cima dele. Outro motivo de desconforto é o trato no banho, escovar os pelos ou cortar as unhas. Muitos cachorros toleram bem e até gostam de serem mimados assim, mas há muitos que odeiam. Isso pode ser resultado de más experiências que eles tiveram ou simplesmente é da natureza de alguns cães. Muitos deles detestam serem lavados e quando forçados, podem desenvolver uma aversão e acabar até ficando agressivos. Você pode "re-treinar" um cachorro adulto com aversão a banho, mas é muito mais fácil se você começar de filhote. Faça bastante carinho no seu filhote, faça ele se acostumar a ser tocado e acariciado. Normalmente isso não é um problema, pois filhotes gostam do contato físico. São os cães mais velhos e que nunca foram acostumados ao contato físico que estranham mais. Para acostumar seu cão com o banho, elogie e faça bastante festa e de bastante carinho na hora de entrar e sair do banho. Pode até dar uns petiscos neste momento para incentivá-lo ainda mais. A água morna em geral é mais agradável que água fria, a não ser que você viva em uma região bem quente. O processo é o mesmo com cães mais velhos, mas vá bem devagar e Tente mantê-lo calmo. No momento que ele começar a ficar Estressado, pare e deixe relaxar. Tente fazer do banho uma Brincadeira trazendo seus brinquedos preferidos, fazendo bastante elogio e carinho e dando petiscos. Se o cachorro ficar agressivo, ele está te avisando para recuar. Se você não está conseguindo mesmo dar um banho tranqüilo no seu cachorro leve-o a um profissional, eles sabem lidar com esse tipo de situação.